O sistema de aeração por ar difuso é uma tecnologia altamente empregada no tratamento de efluentes sanitários (esgoto doméstico) e efluentes industriais. A aplicação mais comum se dá em lagoas ou tanques de aeração. Sua capacidade de transferência de oxigênio favorece o consumo da carga orgânica presente nos efluentes.
Estes sistemas podem ser empregados também com o intuito de promover a agitação, mistura e equalização de efluentes, sendo aplicados também em tanques de equalização, mistura e sistemas de flotação.
O sistema é composto por soprador de ar, tubulações e válvulas para alimentação de ar e difusores de membranas em EPDM. O soprador fornece a vazão de ar necessária para o sistema e a tubulação de alimentação, devidamente dimensionada de modo a garantir uma velocidade ideal e constante na linha, transporta o ar até os difusores. Os difusores podem ser do tipo tubular ou tipo disco. Estes difusores, por sua vez, são fixados no fundo do tanque a fim de garantir a distribuição de ar de maneira uniforme no sistema, de acordo com a vazão de ar necessária.
Nossa linha de difusores de ar possui diâmetros e comprimentos variados, facilitando a adequação e distribuição do sistema no interior dos mais diversos tipos de tanque.
As membranas em EPDM possuem pequenos furos que na presença de vazão de ar se “abrem”, permitindo a formação de bolhas finas que transferem oxigênio ao sistema. Na ausência da vazão de ar, os furos da membrana permanecem “fechados” garantindo que não haverá problemas com relação à entupimentos.
Os sistemas de aeração de ar difuso são de fácil instalação, baixa manutenção e alta eficiência!
A BioProject Equipamentos Ambientais garante o emprego de material de 1ª qualidade na fabricação dos equipamentos e sistemas. |