BioProject
Português English Espanõl
 
Você está em >>> Produtos >>> Sistemas
 
 
   
   
  02
 

 

ETE COMPACTA

A ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) tem por finalidade tratar o esgoto proveniente de indústrias, centros comerciais, condomínios, residências e etc. permitindo seu descarte conforme parâmetros exigidos pela legislação brasileira, reduzindo, assim, os impactos ambientais e contribuindo para uma gestão ambientalmente responsável do empreendimento.

Este tratamento é baseado nos fenômenos biológicos que ocorrem naturalmente nos cursos de água, sendo assim um processo simples, seguro e ao mesmo tempo de grande maleabilidade devido à composição de seu sistema.

O esgoto a ser tratado passará pela caixa de gordura com sistema de gradeamento e posteriormente para uma caixa de equalização que direcionará o efluente para o RAFA - Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (UASB).

No tanque anaeróbio o efluente entrará pela parte superior do tanque, sendo distribuído ao fundo onde passará por um sistema de distribuição que equalizará o fluxo ascendente através de uma manta de lodo existente com alta concentração de material orgânico e bactérias anaeróbias. Neste estágio há a formação de gases que são direcionados a um coletor central que direcionará estes para o meio externo do tanque.

Esses gases poderão causar mau cheiro, sendo assim adiciona-se um filtro de carvão catalisador que “quebrará” as cadeias carbônicas em elementos mais simples e eliminará o cheiro.

O efluente resultado do processo UASB verterá por uma calha existente na parte superior e seguirá para o próximo processo, o Filtro Aeróbio Submerso que é composto basicamente por duas câmaras, a Câmara de Reação e a Câmara de Sedimentação.

Na Câmara de Reação, o efluente segue através dos elementos filtrantes compostos de peças plásticas de alta resistência química e mecânica, juntamente com a aeração contínua (ar difuso) que proporcionará um meio biológico aeróbio de alta eficiência na remoção da carga orgânica.

Em seguida o efluente será direcionado para a Câmara de Sedimentação onde ocorrerá a decantação do lodo resultante dessa fase.

Em seguida o efluente será captado por uma calha central onde seguirá para linha de captação da empresa competente da área.

Para garantia e aumento da eficiência do sistema há uma bomba de recirculação de lodo onde o lodo formado na Câmara de Sedimentação retorna para o Reator UASB.

Vantagens:

  • Equipamento em conformidade as Normas NBR 13969.
  • Atendimento à legislação Brasileira e CONAMA 357/05.
  • Construção compacta - Pequena área ocupada.
  • Processo totalmente automatizado.
  • Fácil Instalação / Simplicidade Operacional.
  • Flexibilidade / Eficiência.
  • Eliminação de decantadores secundários
  • Capacidade de absorção de altas cargas orgânicas e vazões e redução de Nitrogênio e Fósforo.
  • Contribui para a Preservação das Reservas Naturais, reduzindo o impacto ambiental.
   
______________________________________________________________________________________
 
             
             
             
  Home Veja mais produtos em: Sistemas Serviços  
             
   
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________
BioProject   Equipamentos Ambientais
Av. João XXIII, 20 - Cj. 33 - Boa Vista - Santo André - SP
Tel / Fax: 55 (11) 2381-8500