A ETE proposta tem por finalidade tratar esgoto proveniente de indústrias, centros comerciais,
condomínios, etc. permitindo seu descarte conforme parâmetros exigidos pela legislação brasileira, reduzindo os impactos ambientais e contribuindo para gestão ambientalmente responsável do empreendimento.
Este tratamento é baseado nos fenômenos biológicos que ocorrem naturalmente nos cursos de água, sendo assim um processo simples, seguro e ao mesmo tempo de grande maleabilidade devido à composição de seu sistema.
O esgoto a ser tratado passa pelo sistema de gradeamento, caixa de areia, calha parshall e
posteriormente por uma peneira hidráulica e é acondicionado no tanque de tratamento anaeróbio onde inicia o tratamento biológico auxiliado por misturadores que garantem a homogeneidade do sistema.
Em seguida o efluente é dosado em tanques aeróbios onde ocorrerem todas as etapas do
tratamento de forma independente e contínua. Enquanto um tanque recebe o efluente o outro estará em funcionamento. Em cada tanque o esgoto é oxigenado por aeradores descendentes que introduzem o ar ambiente no fluido permitindo a absorção do ar pelo mesmo. Existem também misturadores que garantem a homogeneidade do sistema e trabalham alternadamente com os aeradores promovendo um meio anóxico.
Na etapa seguinte o efluente descansará por um período pré-definido para que o lodo sedimente no fundo do tanque, e o excesso seja descartado. O efluente tratado passa para a parte superior de onde é captado e encaminhado ao tanque de contato onde é dosada a solução de hipoclorito que finaliza o tratamento garantindo a oxidação do efluente, que segue para o corpo receptor.
O lodo por sua vez é descarregado para o tanque de estabilização onde sofre aeração para sua estabilização e em seguida segue para a célula de tratamento do mesmo que consiste em um sistema de flotação e centrífuga.
Assim de forma contínua todo o esgoto é tratado (o sistema poderá utilizar 3 ou mais tanques).
Essa composição de equipamentos tem como grande vantagem a característica modular, podendo ser ampliada a qualquer momento sem grandes modificações no processo ou na planta já existente.
Vantagens:
• Atendimento à legislação Brasileira.
• Pequena área ocupada.
• Processo totalmente automatizado.
• Fácil Instalação / Simplicidade Operacional.
• Flexibilidade / Eficiência.
• Eliminação de decantadores secundários
• Capacidade de absorção de altas cargas orgânicas e vazões e redução de Nitrogênio
e Fósforo.
• Contribui para a Preservação das Reservas Naturais, reduzindo o impacto ambiental.
A BioProject Equipamentos Ambientais garante o emprego de material de 1ª qualidade na fabricação de seus equipamentos e sistemas |