No início a água passa por processos de dosagem de substâncias que auxiliarão tanto na qualidade final da água quanto no próprio processo de tratamento em si. Em seguida vai para as etapas de oxidação, onde há desinfecção e precipitação de sólidos suspensos, e filtração.
A filtração se dá através da passagem da água por um leito poroso que retira as partículas em suspensão floculadas ou responsáveis pela presença de cor e turbidez presentes na água. Este leito poroso é normalmente constituído de uma camada de pedregulho e camadas de areia classificada, mas pode contar outros tipos de materiais para tratamentos específicos. À medida que as impurezas contidas na água vão penetrando nos pequenos espaços do leito, a resistência na passagem da água através do leito aumenta, aumentando assim a perda de carga do filtro.
Quando a perda de carga chega a um valor pré-determinado, suspende-se a filtração e efetua-se a contra-lavagem do leito, que consiste na injeção de água em sentido inverso da filtração, provocando com isso a expansão do leito e por conseqüente, o arraste das impurezas retidas, permitindo com isso que o filtro entre novamente em operação.
Após a passagem pelo filtro, são adicionados à água produtos que garantirão sua qualidade final, deixando-a límpida e livre de agentes patogênicos.
Todos os parâmetros de projeto são levados em conta juntamente com a necessidade específica de cada cliente, garantindo desde a concepção até a entrega, sistemas eficientes e que satisfaçam completamente as necessidades de nossos clientes.
A BioProject Equipamentos Ambientais garante o emprego de material de 1ª qualidade na fabricação de seus equipamentos e sistemas |